29 de janeiro de 2011

Perfis de Saída

Neste texto de hoje vou falar um pouco da minha área profissional e de algumas questões relacionadas com a cor que subjazem àquilo que eu faço diariamente.
Eu sou técnico operador de equipamentos de impressão digital de grandes formatos e como tal, todos os dias lido com variadíssimos ficheiros para os imprimir em quase todo o tipo de materiais como por exemplo vinil, lona, canvas, papel, pvc, película backlit etc.. Todos estes materiais têm composições diferentes, o que os torna também diferentes na maneira como reagem com as tintas que lhes são aplicadas. Para além disso têm também diferenças na sua brancura.Tudo isto vai fazer com que haja diferenças nas mesmas cores impressas em diferentes suportes. Apesar disto, existem formas de corrigir e anular este problema.Estou a falar de calibrações, que são formas de através de um espectofotómetro que é uma ferramenta que permite medir a luz reflectida de uma determinada amostra impressa, criar perfis de impressão para corrigir estas diferenças compensando-as com variações no débito de tinta dos vários materiais.Isto, para quem não sabe, serve para criar uma consistência de cor em todos os materiais impressos, para que não haja diferenças cromáticas quando se imprime a mesma imagem em suportes diferentes.


 Exemplo de um espectofotómetro para máquinas de impressão e de um material impresso com testes para calibração.




O que eu quero aqui mostrar é uma pequena e óbvia experiência que fiz há dias no trabalho, que de alguma forma demonstra este problema.
As Imagens seguintes são 3 impressões que fiz em 3 materiais diferentes. Vinil 80mic, Papel Gloss 200g e PVC 450mic, usando um perfil que vem originalmente com o software da máquina que o fornecedor chama de "perfil genérico" ou seja, funcionaria para diversos tipos de suporte mantendo a homogeneidade cromática.
Resultados:

Papel Gloss 200g

PVC 450mic

Vinil 80mic


De acordo com os resultados demonstrados podemos constatar que usando um perfil "Genérico", as cores variam muito de suporte para suporte. Por exemplo no caso do PVC 450mic a imagem ficou muito "empastada", isto porque o material não tem uma capacidade de secagem tão rápida quanto o papel ou o vinil que apesar de melhores, também ficaram amarelado e azulado, na mesma ordem.
Depois destes resultados vejamos então a mesma imagem, nos mesmo materiais mas desta vez calibrados, e com um perfil criado para cada um deles distintamente, de modo a existir um equilíbrio da tinta debitada com o suporte em questão.
Resultados:
Papel Gloss 200g

PVC 450mic

   
Vinil 80mic  
É Claro que vistos através do ecrã do computador os resultados não são tão claros como eu gostaria mas apesar disso creio que são bastante notórias as diferenças.

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