15 de fevereiro de 2011

Colorimetrias

Hoje fica aqui um link que eu achei muito interessante.
Todos os que trabalham com programas gráficos sejam da parte criativa ou na parte de impressão já se depararam com palavras como "Absolute Colorimetric" ou "Perceptual Colorimetric". Este link tem um explicação muito sucinta sobre o que são estes e outros modos colorimétricos.

Aqui fica: http://www.creativepro.com/article/out-of-gamut-realizing-good-intentions-with-rendering-intents

13 de fevereiro de 2011

Calibração dos Brancos - Curiosidade

Os nossos olhos, de acordo com a luz que existe no espaço em que estamos, ajustam-se. Numa situação de pouca luz continuamos a distinguir as cores dos objectos.
A maneira como os nossos olhos fazem isto é "calibrando" o branco, ou seja: os nossos olhos automaticamente procuram o ponto mais branco no espaço onde nos encontramos e imediatamente o usamos como referência ou ponto de comparação para que  assim distingamos as cores. O exemplo disso é que quando estamos num local com muitíssima pouca luz, à medida que nos vamos habituando ao escuro, começamos a pouco e pouco a distinguir as primeiras coisas, que são sempre as mais brancas, as que reflectem a maior quantidade de luz. E só ao fim de algum tempo começaremos a distinguir as cores dos objectos.

11 de fevereiro de 2011

Espaços de Cor - CMYK e RGB

Os espaços de cor que todos conhecem e estão familiarizados são o CMYK e o RGB e é destes espaços de cor que vou falar.
O espaço de cor RGB (Red, Green, Blue) refere-se às cores obtidas  por decomposição da luz solar ou artificialmente mediante focos emissores de luz de uma determinada longitude de onda. Este é um espaço de cores aditivas e chama-se assim porque as cores resultam da adição de umas com as outras e se misturar-mos as 3 obtêm-se o branco. O preto é a ausência de luz.
Este espaço é usado nos monitores, televisões, projectores, scanners, máquinas fotográficas etc.


Espaço de cor RGB


O espaço de cor CMYK (Cyan,Magenta,Yellow,Black) refere-se às cores obtidas por absorção de luz por determinados pigmentos impressos ou compostos. Quando luz é emitida contra a superfície de um objecto, este absorve e reflecte a mesma. A luz (comprimento de onda) reflectida é a que dá a cor ao objecto. Sendo que o branco é reflexão total e o preto absorção total. Este espaço de cor chama-se Subtractivo e é usado na impressão.


5 de fevereiro de 2011

Psicologia das Cores

Intrinsecamente ligado à percepção que nós temos das cores, estão associações psicológicas e culturais, que variam de cultura para cultura e de povo para povo. Na tabela seguinte estão alguns exemplos disso.